Ou tomou um "caixote"e saiu arrastando os transeuntes da beira mar, enquanto arrastava a testa num bolo de areia e cascalho?
Me lembro de na minha infância correu para o alto da areia, na parte mais quente onde ficavam as barcas de bebidas e redes de esportes para me enrolar na areia escaldantes, para depois descer correndo por entre cadeiras e esteiras e mergulhar na água fria.
Esta brincadeira eu repetia incessantemente da hora em que chegava, até o sol a pino do momento de ir embora. E quando chegava em casa, ao tirar o biquíni, o chuveiro era tomado por dunas e mais dunas que caiam de entre as minhas pernas. Sempre me perguntava de onde vinha tanta areia.
Não importava o incomodo momentâneo, depois do banho eu já sonhava com a próxima ida à praia.
Tentei passar para o meu filho o mesmo gosto pela água salgada, mate com limão e sol. E ele até que curte. A sua maneira, com algumas gerações diferença, e um mar um pouco mais poluído que na minha época, mas ele curte.
Recentemente, porém, tem preferido piscina à praia. Motivo? Areia na sunga.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR1VwnOyxpWUPdrZhhJL_Ej_-hQ5CYvv-Mga7e5mh1TKqlwtSqPeusIl-FScZ3_nSs5IJitAWategWoJfot24RM7acNSXzlv7H0vN0aFQiD9TTCxHZRrAGYeKKp0p9PbFWq3R-D4oeljY/s200/14022016+%25287%2529.jpg)
Não me recordo de ter deixado de ir à praia por conta da areia incomodar tanto, mas para o Miguel, isto tem sido um problema bastante grande, a ponto de o impedir de ir num passeio ao mar.
Mas no último final de semana, após insistir um pouco, ele topou e fomos à praia. Que azar, o mar estava forte. Bandeira vermelha. Sobrou mesmo ficar ali pela beirinha correndo das ondas que insistiam em quebrar bem em cima dos banhistas. Com o calor senegalês do verão carioca, era impossível não arriscar um ou meia duzia de mergulhos.
Miguel se embolava na espuma das ondas que chegavam à beira e se deixava afundar. Depois de uns não sei quantos mergulhos, sentou-se para um lanche e disse:
- Mamãe, acho que a praia resolveu me dar uma colher de chá. Como eu não vinha tinha um tempão, hoje ela não encheu minha sunga de areia!
Oh, se deu...