Segundo o dicionário, respeito é "consideração; sentimento que leva alguém a tratar outra pessoa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência". Entendo respeito como tratar alguém como eu mesma gostaria de ser tratada, sem deixar de considerar as diferenças individuais. Sendo assim, temos que olhar o outro como gostaríamos de ser olhados, e este outro pode ser qualquer pessoa a nossa volta.
Vivemos num gueto de abastados, sem dor, sem ter que lutar por nossa sobrevivência. E ao nosso lado se dispõem famílias inteiras (desamparadas ou não, não importa) no chão da rua.
Como podemos tocar a vida das pessoas? Como podemos fazer diferença entre os que amamos e aqueles que nos são estranhos? E se cada pessoa do mundo fizer uma ação significativa, boa, e ao mesmo tempo difícil, para outra pessoa, como um presente?
Ridículo? Utópico? Ninguém disse que era para ser fácil.
Foi assim que nos vimos envolvidos em solidariedade anônima aqueles que precisam se sentir amados. Não se trata em dar para quem "precisa" mas reconhecer que existem outros fora de nós que também merecem atenção, carinho e amor, simplesmente pelo fato de existirem.
Seguindo estas ideias temos levado Miguel as ações (sociais) que praticamos para os outros. É importante que ele compreenda empiricamente o que se dar para alguém.
Então, fomos para a campanha inverno feliz ou qualquer coisa assim. A ideia era fazermos um lanche e doarmos comida e cobertores a pessoas em situação de rua (nós mesmos tivemos um tio que se tornou morador de rua por escolha, levado pelos vícios, mas esta é outra história).
Quando chegamos Miguel era a única criança e parecia meio deslocado. Então uma das voluntárias ofertou-lhe um saco de doces ganhos em uma festa infantil. Ele aceitou de bom grado, macaco gosta de banana? De repente ele abriu o saco de guloseimas e começou a dividir os regalos nos sacos de lanches que seriam distribuídos aos moradores de rua.
Claro que ele guardou um para si, mas todo o conteúdo ganho foi repartido com aqueles que não conhecia e que precisavam de um carinho a mais, como aquele que ele mesmo havia recebido.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaeZyMXcFPEOkMmgrHTtmuqJfezGXGqfSndFCvl2OeFqXI7NwI6TSfIAeK1CosA_9I-rBeg5qJV5F6ppR0FK7eUyFAic8_vGI1BZQliSs9HOE_JYhwzYoCDeu4sGoufLnbNCH70fPy_vI/s200/IMG_20170611_170534852.jpg)
Se trata em fazer o bem para alguém que não espera e que não se conhece, se trata de estender o braço para uma outra pessoa que não a si mesmo, se trata de amar o próximo como a si mesmo. Se trata de fazer o bem pelo bem.
Acho que a lição está sendo ensinada e apreendida... que assim seja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário