Como tudo começou?
Enquanto revia vídeos e fotografias do meu pequeno de 4 anos (hoje com 7), que teima em crescer mais rápido do que eu consigo acompanhar, aproveitei para reler os diários que fiz desde a gravidez aos dias de hoje sobre cada momento (que julguei importante, essa ideia eu tive com a minha sogra que até hoje guarda escritos sobre fofurices do meu marido quando criança) registrado para que as trapaças da memória não as apagassem.
Foi neste caminho de reviver o passado que me descobri saudosa e percebi que precisava compartilhar as lembranças antes que esmaecessem sob a luz do dia a dia. Então, resolvi que postaria para amigos, familiares e outros curiosos do mundo pedaços desta minha vida, e ainda de lambuja deixar para o meu pimpolho histórias sobre ele mesmo para que um dia leia e sinta como foi esta jornada de chegar ao mundo e traçar seus próprios caminhos.
Espero que gostem e se emocionem um pouco, assim como eu ao revisitar minha história, e se entusiasmem para fazer uma visita à história de vocês. Sejam bem vindos às "histórias sobre meu filho".
sábado, 26 de dezembro de 2009
Se pondo sentado
Estávamos em casa com a irmã do Marcelo e enquanto ele engatinhava e se arrastava, Miguel sentou-se sobre suas pernas sozinho e se equilibrou.
Foi muito emocionante!
No dia 17 havíamos recebido o relatório da creche sobre o desenvolvimento do Miguel e eu questionei o fato de terem informado que ele não sentava ainda. Como ele fica sentado quando o colocamos no chão, entendi que sentava. Mas na creche explicaram que ele tinha que se por sentado sozinho.
Bem, agora ele senta. Ha-ha-ha.
Depois deste presentão do desenvolvimento do Miguel, fomos à piscina no prédio do meu co-cunhado. Lá tem um parquinho bem legal, com cama elástica e tudo.
Adivinhem? Miguel foi para a cama elástica! Os tios pularam para ele ver como funcionava. Foi um misto de fascinação e susto.
Miguel é mesmo incrível! Ele topa todas as maluquices que eu e o papai aprontamos com ele, ele só tem 6 meses!
Nosso filhote é mesmo o máximo, não existe outra criança como ele.
sábado, 19 de dezembro de 2009
Oba a primeira festa
Foi numa casa de festas e tinha um monte de brinquedos que o Miguel não conhecia. Ele adorou a piscina de bolas, foi muito divertido vê-lo afundar no meio das bolinhas.
Mas o melhor da festa foi uma menina de nome Mariana, de uns 3 anos, que adorou o Miguel. ela correu em direção a ele para abraçá-lo e nem deu tempo de segurar.
Miguel estranhou e ficou olhando para a menina, mas sem medo.
Muito fofinho.
Esse menino será um tremendo come-quieto.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Engatinhando!
Para comemorar este marco, compramos bolo (que ele não comeu) e cantamos parabéns.
Mas a melhor parte da comemoração foi quando a Dinda chegou. Ela trouxe um presente e Miguelito adorou a embalagem (sacola de papel), que ele queria colocar na boca.
Tiramos de perto para ele não pegar, e aí veio a surpresa... ele começou a engatinhar para tentar pegar a dita sacolinha!
Miguel engatinhou pela primeira vez!!!
Claro que foi meio "macarrônico", mas ele saiu do lugar sozinho e seguiu em frente em direção daquilo que queria pegar. Foi o máximo!
Nosso filhote é tão espero, sorridente e simpático. Está se desenvolvendo super bem e crescendo numa velocidade incrível!
Como o tempo passou rápido!
Espero que possamos presenciar cada passo dele e estar a seu lado em momentos importantes.
Nós o amamos muito, Miguel. Parabéns, filhote, pelos 6 meses de alegria.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Primeiro acidente
Nossa, o barulho da queda foi terrível! Seguido de um choro que nunca tínhamos ouvido antes.
Graças aos céus, Miguel não se machucou de verdade, mas não pudemos proteger o nosso bebe de nós mesmos. Eu e Marcelo ficamos muito preocupados, nos sentindo super culpados pelo que houve.
A verdade é que não podemos estar sempre vigiando e evitando que ele se machuque, ele terá que aprender a se defender, mas espero que possamos evitar que coisas ruins aconteçam a ele até que esteja grande o suficiente para se cuidar sozinho.
Prometemos que faremos o possível para protegê-lo. Miguel é e sempre será nosso filhote, que amamos muito.
Comentário pós relato: Depois deste episódio passamos a deixar cada vez mais o Miguel no chão, se antes ele já dominava o tapete da sala, depois disso nem se fala. Acredito que quanto mais no chão ele ficou mais isso ajudou a acelerar seu desenvolvimento. Conheço mães que deixavam seus filhos brincarem no berço ou sobre o sofá, por ser mais macio e isso retardou a evolução da criança. Fora o risco de queda que aumenta.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Adaptação na creche
A adaptação é gradativa, hoje ficamos apenas 2 horas e meia. Amanhã deve aumentar um pouco.
Acho que ele ficou bem, logo que chegamos ele foi para o colo da chefe do berçário e ficou na área reservada aos bebes. Chorou um pouco quando deu sono e fui chamada para dar o peito.
Depois ele dormiu uma meia hora, acordou bem e começou a chorar novamente, estranhando o lugar. Veio para o o meu colo e se acalmou. Então a berçarista trocou a fralda, deu banho, papinha e voltamos para casa.
Miguel me pareceu encantado com as outras crianças.
Ele é muito alegre e simpático e ao mesmo tempo chorão, mas acho que vai ficar bem. Espero que esse traço de sua personalidade mude, porque não quero um bebe chorão. Acredito que a medida em que alcançar sua independência (física, de comunicação, etc.) esta característica irá mudar também.
Amanhã continuaremos com a adaptação. Boa sorte para nós.
Comentário pós relato: A adaptação durou três dias, no quarto ele não chorava mais e eu não precisava mais estar lá.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Menino maluquinho
Fiz uma brincadeira com ele hoje. Estávamos vendo TV, a série Menino Maluquinho, e resolvi vesti-lo como tal. Coloquei uma panela na sua cabeça e ele começou a rir de gargalhar, especialmente quando a panela caía sobre seus olhos.
Tiramos fotos.
Miguel é uma criança muito feliz e alegre. Às vezes ele chora por nada, mas começo a desconfiar que ele fica irritado quando fica numa posição e quer mudar e não consegue sozinho. Acho que ele não gosta muito de depender da gente.
Outro dia ele estava de bruços no tapete tentando se locomover, quando não conseguiu começou a chorar muito.
Isso também ocorre quando quer falar, se comunicar e não consegue.
Acho que se depender dele, Miguel irá andar e falar rapidinho, só para não depender de ninguém. Vamos ver.
Comentário pós relato: Miguel começou a andar totalmente sozinho aos 11 meses e com 1 ano e meio já fala frases simples e se comunicava muito bem, com 2 anos era um espetáculo de eloquência.
sábado, 26 de setembro de 2009
Feira de São Cristóvão
Ele se comportou 100%. Ouvimos forró, comemos e passeamos.
Cada dia que passa nosso filhote fica mais esperto e mais bonito (se é que é possível).
Adoro ser mãe dele, é uma bênção, uma alegria enorme. Ainda bem que nos escolhemos para fazer parte da mesma família.
Que a alegria permaneça presente sempre em nossas vidas.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Agradecimento
Miguel é exatamente o filho que eu sempre desejei ter, é uma alma linda, cheio de luz, que me faz sentir uma imensa alegria e gratidão.
Obrigada, Miguel, por ter nos escolhido para sermos sua família.
Nós te amamos muito. Eu te amo muito.
Alegria de ter filhos
sábado, 22 de agosto de 2009
Partimos o coração dele
Após este tempo, Marcelo achou melhor deixarmos ele no berço sozinho para ele se acalmar, enquanto esperávamos do lado de fora, ouvindo o choro sentido do Miguel. Na verdade já havia lido sobre esta técnica antes, mas não tinha muita certeza sobre usá-la, ou não.
De repente, eu comecei a chorar. Meu choro era de culpa por deixá-lo sozinho no escuro, chorando. Magoamos nosso bebe quando ele mais precisava da gente.
Quando finalmente o choro pareceu diminuir, corremos para o quarto. Eu o peguei no colo e o ninei até que finalmente dormiu.
Foi uma noite terrível!
A culpa de magoar nosso bebe, de não saber ser fizemos uma escolha (só queríamos o melhor para ele), nos consumiu a noite inteira.
Espero que isto não ocorra novamente. Não queremos que Miguel sofra.
Comentário pós relato: Após aquela noite, Miguel aprendeu a dormir sozinho, enquanto era bebe, quase nunca precisávamos niná-lo.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Baby mulet
Na segunda-feira dia 17/08 ele foi matriculado na creche, mas só começa em outubro para fazer adaptação e tudo o mais.
Hoje cortou o cabelo pela primeira vez. Miguel nasceu com muito cabelo e já está com rabinho tipo mulet, então cortei fora o baby mulet. Ele ficou tão fofo, dá até para notar a diferença de tão grande que estava a juba. Lindo!
Comentário pós relato: No primeiro ano de vida Miguel cortou o cabelo 8 vezes! (aproximadamente)
domingo, 9 de agosto de 2009
Dia dos pais e desenvolvimento
Miguel está cada vez mais fofo e esperto. Já nos procura com os olhos e mexe a cabeça, virando-a em nossa direção. Quando está no colo sustenta a cabeça para se virar. Muito legal mesmo.
Esta semana teremos pediatra e vamos ver como está o desenvolvimento do bebe. Estou preocupada com o fato dele ficar todo o tempo tempo no peito, afinal como será quando ele entrar na creche?
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Tática "peito é tudo"
Desde o início do mês estamos com a estratégia "peito é tudo". Isto é muito cansativo porque qualquer choro ele vai para o peito, mas ao mesmo tempo ele fica tão mais calmo. Não sei se é a melhor tática mas é o que eu posso fazer (ele mama de hora em hora e não quis pegar chupeta, então ganhou mamilos).
Gostaria que o Miguel pudesse ficar calmo e , mesmo acordado durante dia, o problema é o choro. Não sei o que fazer e coloco no peito. Acho que ele quer aconchego, e isso funciona.
Eu não seio o que é. Isto é o que me dói mais, não saber o que fazer para resolver. Estamos investigando o motivo do chorinho para podermos agir da melhor forma possível.
Apesar de toda a dificuldade, começo a curtir a maternidade e a gostar do meu filho. Já o amava desde a barriga, mas agora começo a gostar dele e a me sentir um pouco menos insegura.
Hoje, ao segurá-lo nos meus braços sinto uma enorme satisfação que não cabe no meu coração. Não me contenho de tanto amor quando ele está mamando e me olha de canto de olho enquanto sua mão diminuta me faz carícias. É maravilhoso!
domingo, 5 de julho de 2009
Primeiro mês
Nossa, este mês parece que demorou tanto tempo, foram tantas as novidades, noites mal dormidas, dias tomados pela entrega de 100% do tempo para doar a ele. E as angústias do novo, do desconhecido.
Mas hoje completamos o primeiro mês e começamos a nos entender melhor. Mas ainda há muito pela frente. Tenho que confessar que este início não foi exatamente como imaginei, foi mais difícil e demorei para começar a curtir meu filhote. Mas com o tempo as coisas vão se arrumando.
Aguardo ansiosa pelo dia em que aprenderei mais sobre o Miguel e saberei aceitá-lo como ele é, porque amar eu já amo desde o dia em que soube que estava grávida.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Primeiros dias
- estresse
- choro (nosso e dele)
- noites em claro (muito nascer do sol)
- cansaço
Sabíamos que um bebe em casa seria difícil mas não que seria como é. O menino não dorme, o peito dói. O sono é grande!
Na noite passada liguei para a minha mãe às 3h da manhã desesperada, e ela veio nos ajudar no meio da madrugada.
Estar com o Miguel traz diversas emoções de alegria e felicidade mas também de medo e angústia. Espero podermos encontrar logo nosso ritmo para podermos aproveitar melhor esse momento.
Hoje demos o segundo banho em casa (o primeiro foi no dia 08/06) e o Miguel fez xixi em cima do papai, um tremendo chafariz... hahahaha. Ele gostou do banho e desta vez até lavamos o cabelo. Show!
Agora ele está dormindo (vitória!) e vamos aproveitar para dormir também. Depois continuamos o relato da saga.
---- Mais tarde---
"Meu umbigo caiu durante uma troca de fraldas! Mamãe e papai ficaram muito orgulhosos porque agora sou um bebe e não mais um recém nascido. E eu só tenho 6 dias !".
Comentário pós relato: Na semana em que o Miguel nasceu o inverno foi bem rigoroso, por isso evitamos dar banhos nos primeiros dias.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Nasceu!
Foi um parto de cesárea que correu tudo bem. Senti as dores até o último instante quando me deram a anestesia. Fantástico como todas as dores sumiram.
Mamãe e Marcelo assistiram a cirurgia. Os dois ficaram bastante nervosos.
Eu estava muito dopada e preocupada com o nascimento que quando ele chorou e nem me emocionei. Não consegui.
horas depois
Em seguida o levaram da sala para o berçário onde foi apresentado à família: tias, tios, avós e avôs maternas e paternos, e padrinhos. Eu mesma só o vi quando saí da cirurgia, umas 6 horas depois. Fiquei feliz e triste porque queria que eles estivesse comigo. Chorei.
Mal consigo acreditar que a poucas horas ele estava dentro de mim. Como cabia? Como é possível?
Já no quarto, mandei mensagem para todos avisando do nascimento dele e depois dormi, mas não muito.
Ele é lindo, perfeito, mas ainda estranho ele ter saído de dentro de mim. E ainda assim já o amo tanto!
quinta-feira, 4 de junho de 2009
O dia D
Começo a achar que deveríamos ter marcado para hoje o parto. E se as dores continuarem assim? E se isto fizer mal para o Miguel? Estou começando a achar que a idéia de uma cesárea é boa, agora que estou sentindo (literalmente) na pele as dores do nascimento.
Por outro lado é algo que temos que fazer juntos, eu e Miguel. É o nascimento dele para esta vida, e meu para uma nova vida como mãe, mulher, mais madura (espero).
Vamos ver como tudo isso se desenrola. uero ser forte mas estou me sentindo fraca por conta das dores e da noite mal dormida. Agora entendo porque tanta gente tem medo do parto, dói pacas!
... Mais tarde...
Comecei a sentir mais dores das contrações e a médica nos mandou para o hospital para exames e, quem sabe, uma internação.
Quando chegamos, tudo bem como o Miguel, mas as dores foram ficando cada vez mais fortes. Após pegarmos os resultados dos exames, a médica achou melhor internarmos e anteciparmos o parto para hoje.
Que loucura!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Data provável
Na madrugada do dia 01/06 para 02/06 senti como se tivesse havido perda de líquido, então liguei para a médica. Fui ao consultório, fiz exames, e a indicação foi "alarme falso", embora esteja começando o descolamento do muco.
Na madrugada seguinte, de 02/06 para 03/06, comecei a sentir uma cólica chata que se alastrava ara as costas. Voltei na médica e fiz outros exames. Miguel está bem, sem sofrimento, mas isto significa que estou entrando em trabalho de parto.
Fiquei muito feliz, pois estava meio frustrada por não estar percebendo a evolução da gestação. Acho que fiquei mais tranquila.
A má notícia é que Miguel está com uma circular de cordão e não está encaixado, com probabilidade de não encaixar mais, então teremos mesmo uma cesárea.
A médica me perguntou se esperávamos mais a evolução do trabalho de parto pu se marcávamos logo a cirurgia. Resolvi manter o acordo de esperar um pouco e marcamos para sexta dia 05/06, se ele não vier antes. Assim, damos uma chance para a natureza e ao mesmo tempo definimos o procedimento eliminando o risco e ansiedade.
Caraca, em 2 dias teremos o Miguel aqui conosco, com seus rostinho lindo de bebe. Mal posso esperar, estou eufórica!
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Afe, ele não quer sair
o útero está fechadinho e longo, não há dilatação ou contração e a barriga baixou apenas 2 cm.
A médica ficou um pouco preocupada achando que o bebe estava mexendo pouco e nos mandou fazer um montão de exames (que não deram em nada).
Apesar disso, Miguel está bem confortável na barriga da mamãe e não quer aparecer aqui fora por enquanto. Ficou combinado então o seguinte, se Miguelito não nascer naturalmente até o dia 03/06, será marcada uma cesárea para ajudá-lo a vir ao mundo.
Estamos todos tão ansiosos para conhecer esse fofiri. Esperamos que ele não demore muito mais.
Te amamos muito, bebe, venha logo para podermos brincar juntos!
sábado, 9 de maio de 2009
O sonho
Minha visão era de cima e de lado, então pude ver aquele cotovelo e braços pelancudos de recém nascido, seu perfil narigudo e o cabelo castanho meio molhado. Mas me lembro do perfume e de uma pela macia, um misto de leite e fralda, como os bebes têm.
Ao meu lado estava o Marcelo mexendo delicadamente nos dedos do Miguel e com a outra mão afagava meus cabelos.
Não sei como será de fato no dia, mas o sonho por maiM ansioso e irreal me trouxe uma sensação que só fez aumentar ainda mais minha expectativa pela chegada do filhote.
São 37 semanas, ainda falta cerca de 15 dias e a ansiedade da espera só aumenta, tanto para mim quanto para o Marcelo.
Estamos anotando no quadro branco da cozinha as datas possíveis e os chutes e previsões de nossos amigos:
Marcelo - 25/05
Georgia - 25/05
Vó Sandra - 19/05
Dinda - 24/05
Mãe - 27/05
Eliana - 22/05
Hemilene - 29/05
Sonia - 21/05 ou 31/05
Vava - 20/05
Nezinha - 22/05
Silvia - 30/05
Jesus - 31/05
Marcinha - 01/06
Saraiva - 03/06
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Chope de fralda
Falamos besteira e rimos muito, tudo para festejar o Miguel.
Miguel foi simpático e se mexeu bastante.
Esse menino já tem o dom de unir as pessoas e trazer harmonia.Várias pessoas contribuíram para as fraldas, embora só a "diretoria" tenha comparecido no chope.
E ganhamos uma cartinha com diversas assinaturas de quem participou da brincadeira.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Qual será a data?
A Cláudia veio tirar cartas para mim e falou da possibilidade de um parto de cesárea. Não é exatamente como planejei, mas faremos o que for melhor para mim e o bebe. Em relação ao período de nascimento, disse que será no tempo certo (dã), mas quando é o tempo certo ninguém sabe.
Vou chutar que iremos receber o bebe na semana entre 18/05 e 24/05. Mas pelas indicações do tarô, Miguel será um pouco teimoso e mesmo turrão, o que me leva a crer que teremos um taurino, por isso restringiria o período para 18/05 a 21/05. Vamos ver.
Agora, se houver necessidade de escolher uma data para uma cesárea, aí tudo muda. Eu e Marcelo escolheríamos o 22/05 por ser exato um mês após o nosso aniversário de casamento.
São apenas conjecturas, na verdade a natureza decidirá o que é melhor. Esse papo já é minha ansiedade falando mais alto. Estou louca para conhecer meu filho pelo lado de fora da barriga.
Até aqui a gestação tem sido uma experiência de altos e baixos para mim. São tantas as transformações físicas, psicológicas e emocionais pelas quais estou passando que tenho certeza que após o nascimento não só o Miguel ganhará uma nova vida, como também eu serei uma nova pessoa.
De toda a experiência, a coisa da qual penso que terei mais saudade serão dos chutes e remelexos dele na, exatamente por não poder controlar.
Que venha Miguelito!
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Personalidade-Alma do Bebe
Desejo a este bebe tantas coisas boas! Quero que venha com uma personalidade capaz de entendimento, conhecimento e adaptação, acredito que o sucesso destas qualidades proporcionará uma vida plena de experiências férteis e prósperas,
Que sua alma venha para a experiência terrena que está prestes a se realizar de forma plena.
Que venha o Miguel abençoado pelo cósmico, pelos amigos e parentes, que venha para nos ensinar e para aprender.
Que assim seja!
Desejos para Miguel:
Saúde;amos ao próximo; compreensão; sabedoria; adaptação; conhecimento; liderança; tolerância; bondade; justiça; espiritualidade; extroversão; luz; ;paz; interação com a natureza; prosperidade; amor às artes, aos esportes, à música; alegria; amor aos animais; gostar de experiências ao ar livre; perseverança; ambição; humildade; docilidade, pureza; meiguice; felicidade; tranquilidade; inquietação em relação ao saber; companheirismo; amizade; sucesso; gosto pela leitura; gosto pela boa alimentação; calma; ser carinhoso; ser amoroso; respeito por lei e autoridade; decisão; dignidade; bom senso; beleza.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Ultra 3D
Que emoção podermos ver o rosto do Miguel pela primeira vez.
Fiquei um pouco decepcionada dele não ter o meu nariz. Mas se nascer com a cara do Marcelo será muito lindo!
Miguelito será galã. Hahaha.
Além de vermos meu pequeno macaquinho, já temos suas novas medidas: 41 cm e 1800kg!
Vai ser lindo e fofo esse meu menino.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Encaixou!
Mais tarde, conversando com outras pessoas, me disseram que estas dores poderiam ser o bebe se virando e se encaixando.
No exame que fizemos no dia 20/02 o médico confirmou que o bebe se encontrava em nova posição, como mais tarde disse a Dinda, o bebe de um duplo carpado mortal (hehehehe) e agora se encontra de cabeça para baixo no meu ventre.
Agora já sinto socos e chutes muito mais fortes e evidentes que antes. Inclusive é possível perceber toda a barriga se movendo de um lado para o outro mesmo sem encostar nela.
Daqui a algum tempo não vou poder lembrar destes detalhes, por isso preciso dizer, essa tal virada doeu pra "car@#$%&*?lho".